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Você sabe qual a diferença entre Inbound Marketing e Campanhas de Vendas Online? Neste artigo vamos esclarecer quais as diferenças entre as duas técnicas de marketing e qual delas são melhor para o seu negócio.

O que é Inbound Marketing

São estratégias que trabalham em conjunto que tem o objetivo de conquistar os consumidores para dentro do site da empresa. O Indound Maketing funciona ao do contrario do marketing tradicional, como anúncios em televisão e rádio, ele funciona com relacionamento direto com o consumidor.

O Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos sendo popularizado em 2009, logo após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Depois do grande sucesso conquistado as empresas utilizaram esse método para conseguir novos clientes, gerar mais vendas e conquistar a sua autoridade diante do seu publico.

Quem pode utilizar e quais são as vantagens do Inbound Marketing

Inbound Marketing pode ser utilizado por qualquer empresa, usando conteúdo de entretenimento reforçando sua marca. Inbound Marketing ou marketing de atração conseguiu um avanço melhor que do tradicional marketing que conhecemos, com o Inbound é possível saber com clareza quantas pessoas visualizaram e converteram ou compraram em cada campanha realizada, através, da ferramenta analytics.

Com esse conhecimento adquirido pela a ferramenta é possível melhorar as campanhas para ter um ROI (Retorno sobre Investimento) melhor. É por causa destas razões que diversas empresas estão inovando usando o marketing de atração. Com essa técnica elas estão conseguindo grandes ações e melhorando cada vez mais cada uma delas.

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes
  • Atrair clientes em potencial
  • Gerar conteúdos que fazem diferença
  • Otimizar o processo de vendas

 

 

 

Como funciona o Inbound Marketing

O marketing de atração segue alguns passos para pode ter sucesso na estratégia, esses passos são etapas que complementam um a outra. Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair

Para todas as estratégias darem certo primeiramente é preciso atrair, sem pessoas não a vendas.  A ideia é criar algo que seja interessante para a sua audiência para obter atenção deles, o resultado de conseguir chamar a atenção é um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o produto.

Existem formas rápidas de conseguir a atenção da sua audiência você precisa simplesmente saber utilizar cada uma delas.

Blog

O blog também fazer parte da estratégia de marketing de atração ter um conteúdo bem elaborado para o seu publico alvo, é simplesmente uma forma de relacionamento com a audiência.

SEO

Trabalhar na otimização do seu site/blog para ser encontrado nos mecanismos de buscas. O Google determina vários pontos para poder ter os melhores conteúdos na primeira pagina da pesquisa, então trabalhe o SEO para posicionar a sua pagina de acordo com os critérios.

Anúncios pagos

Anúncios ou links patrocinados na internet pode ser uma boa estratégia de Inbound Marketing, os anúncios feitos pela a internet permitem segmentar o publico especifico que se deseja atingir, o que lhe permite ser na maioria das vezes assertivo.

Google Adwords oferece duas opções de anúncios em forma de links que aparece acima da palavra chave pesquisa, e a outra opção é em vídeo que aparecem em diversos sites parceiros do Google.

Facebook Ads permite anunciar através da sua pagina de fã de forma segmentada de acordo com o seu publico, a forma do anúncio pode se em vídeo ou em imagens.

Redes sociais

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais, então é fundamental que toda empresa esteja presente também. Existem diversas formas de Inbound Marketing para as redes sociais com divulgar conteúdos de qualidade, por exemplo, é uma boa forma de atrair visitantes para seu site. As redes sociais permitem um compartilhamento.

Relacionar

Relacionamento é importantíssimo para conquistar aquele visitante que ainda não virou o lead do seu negocio, é se relacionando com essas pessoas que se pode convencer a adquirir a sua oferta.

Relacionamento direto pode ser feito pelo o e-mail marketing que tem um (ROI) retorno sobre o investimento excelente nos últimos anos esse serviço avançou bastante sendo possível trabalhar a segmentação, ou seja, entregar conteúdo de valor para pessoas que tenham interesse.

Por outro lado também existem e-mails promocionais com o objetivo de promover produtos ou serviços com uma ou varias ofertas diferentes.

Converter

Quando chega à parte de converter o seu visitante já virou lead e vai ter o ato de ação de compra. Para converte os visitantes da sua pagina é preciso de uma Landing Page estruturada com o seu objetivo, normalmente elas utilizam call-to-actions para estimular o usuário a realizar uma ação. Normalmente são trabalhados com botões, mas também podem ser usados em forma de links.

Também se usa formulários para conseguir informações possíveis sobre os leads, quanto mais informações sobre eles mais é contextualizada abordagem de vendas futuramente.

 Vender

A parte de vendas acontece depois do relacionamento e a nutrição dos leads que receberam conteúdos de valor ao longo do tempo, a oferta foi feita e os leads passaram a serem clientes. Outro fato de vendas que também acontece é dentro do próprio site, ou em contato entre um vendedor e o potencial cliente.

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